Lendo Agora
NR 17 (ERGONOMIA) – A EXCELÊNCIA DA ADAPTAÇÃO AO TRABALHO NO COMPUTADOR
0

NR 17 (ERGONOMIA) – A EXCELÊNCIA DA ADAPTAÇÃO AO TRABALHO NO COMPUTADOR

por Adminstrador14 de novembro de 2011

cadeira2


Ajustar o ambiente de trabalho com computadores
melhora o conforto e saúde do trabalhador.

· By Thomas J. Albin
http://ohsonline.com/articles/2008/02/the–supreme-value-of-adjustability.aspx

Os computadores vão se tornando dispositivos comuns em qualquer ambiente de trabalho. O artigo abaixo mostra os cuidados a serem observados não somente em termos do tamanho do ambiente ocupado pelo computador e pelo operador, mas, sobretudo, para o tipo de tarefa que o operador vai desenvolver. O artigo é uma tradução do texto de Thomas Albin (Eng Industrial, University of Nebraska, USA), publicado no site da OHS on line. O artigo relaciona-se  às orientações da NR-17 sobre Ergonomia, que trata da parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

A ESTAÇÃO DE TRABALHO COM COMPUTADORES

A habilidade em adaptar o ambiente de trabalho à variação de tamanho entre trabalhadores que utilizam computador é um elemento crítico para promover ambos, o conforto e a saúde do trabalhador. Enquanto que ambientes adaptados são geralmente pensados em termos de ajustar altura e profundidade para acomodar diferenças em tamanho do usuário, é tambem importante reconhecer a importancia de ajustar o ambiente do PC para as diferenças de tarefas.

Um trabalhador que utiliza computadores e que interage com usuários face a face requer uma estação de trabalho diferente dquele que interage com clientes por telefone. Mais do que isso, os tipos de tarefas desenvolvidas geralmente variam através do dia de trabalho e assim a estação de trabalho tem que se acomodar ou se ajustar a essas mudanças em tarefas, de forma a manter conforto e produtividade. Consequentemente, é importante considerar como acomodar as variações de tarefas aos trabalhadores com computadores assim como as variações em suas características individuais, quando formos estabelecer o desenho da estação de trabalho.

e4ec7187b4OS TIPOS MAIS COMUNS DE DESCONFORTO

Desconforto visual, tipo olhos secos e dor de cabeça, incluindo incômodos no pescoço, ombros, dor e rigidez na nuca. Músculos dos ombros são os mais comuns tipos de desconforto relatados por pessoas que trabalham em escritórios com computadores. Todos esses problemas podem ser aliviados por um arranjo e ajuste inteligente das estações de trabalho com computadores.


computadorAJUSTES

Existem 3 tipos de ajustes que são efetivos no alívio desses problemas: suporte e posicionamento do monitor, do teclado e do mouse, bem como de um suporte para o antebraço.

Suporte e posicionamento do Monitor
Variação em usuários e tarefas determinam a necessidade para ajuste vertical e horizontal do monitor. Variação na altura dos olhos entre pessoas mais baixas e mais alta, está na faixa de 9 a 10 polegadas. Esta variabilidade é a primeira razão para a necessidade de um ajuste em altura do monitor. Embora o peso de um monitor CRT geralmente tornava esse ajuste mais difícil de se conseguir no passado, o aumento do uso de monitores mais modernos equipados com soluções de ajustes tornou essa tarefa mais fácil.

Posicionamento vertical do monitor
O posicionamento vertical do monitor constitui um papel chave em ambos, o conforto visual e o conforto do pescoço e braço. Um monitor que é colocado em uma posição mais alta, tipicamente resulta em que o usuário tem que inclinar a sua cabeça ou o pescoço para trás enquando estiver visando o monitor. Essa extensão estática ocasiona fadiga no pescoço e músculos do braço e assim causando rapidamente desconforto. Ao mesmo tempo, visar o monitor assim deixa o olho mais arregalado, causando dificuldades para os olhos assim como para os músculos do pescoço e do braço. Uma grande porção da superfície do olho é exposta, o que acelera ressecamento da camada protetora do olho. Embora o aparelho lacrimal seja renovado enquanto o usuário pisca o olho, o efeito de ressecamento se associa a um decréscimo no piscar dos olhos observado durante tarefas que demandam esforço visual.

Alem disso, é tambem mais difícil para o olho focar um objeto mais perto (como telas de computadores) quando eles estão em uma posição relativamente mais alta, e mais fácil para a visão quando o foco é para um objeto que está abaixo do nível do olho. Porisso, qualquer pessoa  que tenta focar  a ponta de seu dedo indicador encostado no nariz sabe do desconforto em se focar um objeto muito próximo mesmo quando ele está no nível abaixo do olho. Por outro lado, um posicionamento muito baixo do monitor causa ao usuário a necessidade de inclinar o pescoço e a cabeça para frente; é essa flexão estática do pescoço e músculos dos ombros que leva a desconforto musculoesquelético.

pm140POSIÇÃO IDEAL

Então, qual seria a melhor solução para o posicionamento vertical do monitor? Pesquisas recentes e parâmetros técnicos recomendam que o posicionamento vertical do monitor esteja de tal forma que o centro da tela fique aproximadamente entre 15 e 17.5 graus abaixo do nível horizontal do olho.

Esta posição está de acordo com a recomendação comumente usada para posicionar a área da tela do monitor igual ou ligeiramente abaixo do nível do olho. Por exemplo, o centro de uma tela de 21 polegadas na diagnonal, a uma distância mínima recomendada de 20 polegadas deveria ser entre 15 e 17.5 graus abaixo da linha horizontal do olho, para telas de 4:3 (retrato) ou 16:9 (paisagem), respectivamente.

Alternativamente, o angulo pode ser calculado baseado na distancia horizontal entre a tela e os olhos do usuário e a posição do centro do monitor. Em 15 graus, o centro da tela estará cerca de ¼ da distancia visual abaixo do olho; a 35 graus, o centro do monitor estará ligeiramente menos do que a metade da distancia visual abaixo do nível horizontal do olho.

Distancia visual
A distância entre o monitor e os olhos do usuário tambem afeta o conforto visual, do pescoço e do ombro. Colocando o monitor muito perto dos olhos do usuário pode causar desconforto quando o olho converge para focar um objeto próximo (o monitor) e os músculares ciliares tentam modificar as lentes (do olho) com o objetivo de manter a imagem (do monitor) focada.

Enquanto que aumentando a distancia visual do foco geralmente se aumenta o conforto visual, torna-se crítico que os caracteres no monitor sejam grandes o sufuciente para serem legíveis a uma distância visual selecionada.

Para um monitor que esteja muito longe dos olhos do usuário mas que permita que os caracteres mostrados possam ser fáceis de ler, resulta comumente em um desconforto do pescoço e ombros na medida em que o usuário simultaneamene alonga seu pescoço e cabeça enquanto inclina seu torax para a frente e com isso dimiuir a distancia visual a um ponto em que os caracteres estejam mais legíveis.

A relação entre distancia visual e o tamanho recomendado do caracter tem sido bem estudada. Referências técnicas descrevem que para se saber a altura do caracter por uma dada distancia visual usa-se a regra do James Bond (ou 007). Ou seja, de forma a ser legível, a altura do caracter deve ser cerca de 0.007 vezes a distancia visual. Enquanto que a altura de 12 (cerca de 1/6 de uma polegada) a uma distancia de 20 polegadas, irá satisfazer esta regra e o caracter é geralmente legível, ele será ilegível para a maioria dos usuários a uma distancia visual de 40 polegadas. Tanto o tamanho do caracter quanto a distância visual têm de ser ajustadas!

doenaas-vindas-do-computadorPOSIÇÃO DOS DISPOSITIVOS DE ENTRADA (TECLADO E MOUSE)

Assim como variações na antropometria dos usuários e tarefas determinam a necessidade de ajustamento horizontal e vertical dos monitores, assim tambem as mesmas variações determinam a necessidade de ajustamento dos dispositivos de entrada no computador. O posicionamento vertical e horizontal do teclado e mouse influenciam no conforto dos ombros e do pescoço. Por exemplo, um posicionamento muito alto do teclado e mouse obrigam ao usuário a elevar seus ombros; o uso prolongado do teclado e mouse nessa postura leva a uma carga estática e desconforto dos musculos dos ombros. Da mesma forma, pesquisas mostram de forma consistente que a ausência de suporte para os punhos está associada a dores no pescoço e ombros.

Altura Vertical
Um dos primeiros estudos a respeito de conforto do usuário em computadores, mostrou que colocar os dispositivos de entrada (teclado e mouse) à altura do cotovelo aumenta o conforto do usuário. Consistente com esta pesquisa prévia, um estudo prospectivo recente sugere que colocando o teclado e o mouse a uma altura entre 0 e 0,3cm acima de uma superfície de apoio minimiza o risco de dor no pescoço e ombros.

Um suporte de altura ajustável para dispositivos de entrada são provavelmente o meio mais comum de colocação de teclados e mous a uma altura apropriada. Parâmetros de design técnico, como ANSI, descreve os critérios de ajustamento de altura destinados a acomodar pelo menos 90% da população adulta americana. Entretanto, em situações em que o suporte para dispositivos de entrada é fixo, uma cadeira com altura ajustável e descanso para os pés são utilizados para ajustar o teclado e mouse à altura do cotovelo do usuário.

Colocação horizontal
Em ambas as situações de alcance lateral muito distante ou muito distante no sentido para frente, quando utilizando o mouse, tem sido associado com desconforto dos ombros. Pesquisas indicam que os dispositivos de entrada devem ser dispostos em uma área tão ampla quando possa alcançar os ombros do usuário, e dentro de um ângulo de flexão máxima para a frente que não exceda 25 graus.

Diversas técnicas tem sido utilizadas para trazer o mouse ou outro dispositivo de apontamento o mais perto do teclado e para colocá-los dentro da inclinação dos ombros do usuário. Para usuários que raramente utilizam o teclado númérico um teclado compacto, sem as teclas numéricas, pode ser utilizado. Uma outra solução alternativa é usar um dispositivo que cobre o teclado numérico enquanto utilizar o mouse e depois deslocá-lo quando quiser utilizar os teclados numérico.

Sumário

Computadores variam em tamanho e forma. Usuários de computadores variam em tamanho e forma. As tarefas que os usuários de computadores tambem variam. Estações de trabalho ajustadas para acomodar a variação em usuários e tarefas promovem saúde, conforto e produtividade.

References
1. Rempel, et al. (2006), A randomized controlled trial evaluating the effects of two workstation interventions on upper body pain and incident musculoskeletal disorders among computer operators.
Occupational and Environmental Medicine, 63, pp. 300-306.
2. HFES (2007)
ANSI/HFES 100-2007 Human Factors Engineering of Computer Workstations, Human Factors and Ergonomics Society, www.hfes.org.
3. Berqvist, et al. (1995), Musculoskeletal disorders among visual display terminal workers: individual, ergonomic and work organization factors,
Ergonomics, 38, 763-776.
4. Marcus, et al. (2002), A prospective study of computer users: II–Postural risk factors for musculoskeletal symptoms and disorders,
American Journal of Industrial Medicine, 41, 236-249.

Tradução: Prof. Samuel Gueiros, Coord NRFACIL (www.nrfacil.com.br)

logonrsdigitaisAcesse o site www.nrfacil.com.br e estude a NR-17 (Ergonomia). Entenda como aplicar a Análise Ergonômica aos ambientes de trabalho. O site disponibiliza as NRs no formato digital, com acesso a qualquer assunto de NRs através de um remissivo exclusivo. No site, faça o download do primeiro software sobre NRs na Internet – NRFACIL, que inclui, além das NRs digitais, diversas ferramentas: dimensionamento da CIPA (NR-5) e SESMT (NR-4), cálculo de infrações para estabelecer o custo fiscal imposto pelo descumprimento das NRs, entre outras.

NR-17
TITULO ERGONOMIA
(117.000-7)
RESUMO Parâmetros para a adaptação das condições de trabalho
às características psicofisiológicas dos trabalhadores
IMPOSIÇÕES Realização de Análise Ergonômica para a
prevenção de riscos nos ambientes de trabalho
INFRAÇÕES até 5.000 UFIR
(calculadas para empresas de médio porte – 50/100 trabalhadores)


Sobre o Autor:
Adminstrador
Comentários

Deixe um Comentário